SOBRE OS LIVROS PARA COLORIR
Há alguns dias pesquisando na Internet o livro de gatos para colorir chamado “Gatoterapia”, que soube que ainda será lançado, me peguei pensando no fenômeno dos livros de colorir.
Vi que existem muitos livros e inclusive uns onde vem com o título: “ARTE TERAPIA, livros para colorir.”
Parei e pensei…
Refleti…
E fiquei com isso na cabeça.
Conclui: colorir é terapêutico, mas não é só em colorir que a Arteterapia se resume.
Colorir é uma das técnicas usadas e os lápis de cor um dos materiais.
Arteterapia é muito mais do que apenas colorir imagens prontas.
Mas ao mesmo tempo a reflexão gerou inúmeros pensamentos como:
- Que bom, a Arteterapia assim pode ficar mais conhecida… pois até hoje temos pessoas que nunca ouviram falar nesta palavra.
- Ao mesmo tempo fiquei atenta, pois podem achar que Arteterapia é apenas colorir livros com imagens já prontas, tão condenadas no passado para não atrapalhar a criatividade.
- Sou Arteterapeuta e tenho alguns livros para colorir, encomendei o de gatos e agora terá do Pequeno Príncipe que amo.
Pensei então: que tudo tem dois lados… Um lado positivo e o outro lado…
- O uso dos livros está deixando as pessoas um pouco menos conectadas. Afastadas do meio digital. O que é ótimo!
- Colorir gera bem estar, prazer que leva a produção de endorfina e com isso reduz o estresse.
- Colorir também acalma e já existem vários depoimentos positivos sobre a prática.
Acredito que alguns Arteterapeutas devem estar preocupados com a banalização do nome” ARTETERAPIA” que ainda não se tornou Profissão no Brasil e é o que nós Arteterapeutas tanto desejamos!!!
Esclarecendo:
Colorir é algo que acontece em sessões de Arteterapia, mas usamos, tinta, colagem, escultura, desenho, sucata, expressão corporal e muitos outros materiais e técnicas para a expressão do indivíduo.
Criei um grupo para colorir chamado: “Grupo coloRINDO”, com o intuito de ser um grupo terapêutico, onde as pessoas vão com seus livros para fazerem novas amizades, rirem e até chorarem, contarem suas histórias…
A experiência se deu há 10 dias e foi bem interessante. Já tem mais um novo grupo.
Só que no meu caso, mostrei alguns materiais que uso nas sessões, como lápis aquarela, lápis pastel seco e expliquei como usá-los. Depois coloquei música para relaxarem, fizeram respiração calmante e coloriram, coloriram…RIRAM!
O que quero deixar claro é que ARTETERAPIA é muito mais que isso, mas que colorir é terapêutico para muitos, isso é sim.
Vamos colorir? Vamos usar a arte em nosso benefício?
Vamos lutar para que a ARTETERAPIA seja reconhecida e conhecida de fato?
Texto de Luciana Machado dos Santos
Boa reflexão amiga ! Quando uma novidade fica popular, temos realmente os dois lados da moeda. Um a nosso favor e outro que dependendo da abordagem dada pode ser um atraso em suas conquistas de validação deste trabalho tão importante e ainda sem o devido reconhecimento. A arte sempre nos leva a caminhos fantásticos, nos ajudando a construirmos a nós mesmos. Minha filha melhorou muito sua deficiência no PAC aprendenddo música, mais especificamente canto. Arteterapeutas, tenham confiança e perseverança no trabalho lindo que vocês fazem. Lindo por dentro de cada um, e por fora, em suas produções. Parabéns! !
Obrigada Karina,
Belas palavras!
Viva a Arte!!!!
Bjs coloridos
concordo!
Falei sobre isso no grupo de livros p colorir q faço parte, e teve uma repercursão em pouco tempo! Parece q as pessoas estão colorindo p criar vínculos. Pedem opniões de cores, se ficou bonito,etc. Ainda ñ perceberam q colorir pode se tornar uma viagem! E qto mais no significado de Arteterapia. Mas é como vc falou, tudo tem um lado bom, … E pra mim outros diferentes!kkk bjus1000 e parabéns pela iniviativa!
Olá Werônica,
Obrigada pela colaboração em escrever no blog.
Beijo grande!!!