Foi com muita alegria que recebemos o e-mail dizendo que o nosso trabalho de Arteterapia com idosos havia sido selecionado para ser apresentado no 1º Congrepics Internacional que aconteceu em 2018 no RJ.
O Congrepics é o Congresso Internacional de Práticas Integrativas e Complementares e Saúde Pública e é organizado pelo Ministério da Saúde do Brasil.
A apresentação do trabalho foi muito importante não apenas para nós, mas para todos os Arteterapeutas que estão na torcida para ver esta prática no SUS e para os envolvidos nas outras práticas.
Há 14 anos aplicamos o trabalho voluntário de Arteterapia com idosos no Centro Municipal de Saúde Ernesto Zeferino Tibau Júnior no RJ.
O Projeto Rodarte tem este nome em homenagem ao meu avô e pai de Sonia M Santos. Nele contamos com voluntárias que foram nossas estagiárias e desejaram continuar no Projeto.PAULO RODARTE, meu avô já tinha ARTE no sobrenome.
Paulo foi uma pessoa muito querida, inteligente, amigo, sempre me dava livros de presente com lindas dedicatórias, uma pessoa de bem, que lutava pela honestidade, escrevia para jornais, gostava de política, foi maçom, radioamador e muito mais. Só tenho belas lembranças dele e de minha avó Nilza.
Este trabalho do Projeto no SUS em todo este período vem cada vez mais reforçando a importância da Arteterapia na vida destes idosos.Saiba mais:
A política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares está disponível neste link:“Vamos continuar agindo para que várias pessoas em âmbito nacional possam ser beneficiadas com estas práticas.”
Luciana Machado dos Santos